domingo

Vamos para Itália!!

    Há dois anos tento convencer meu marido à viajar para Itália, as desculpas são as mais variadas, tempo curto, custo alto, complicada, mas a verdadeira desculpa nunca falava, detesta história greco-romana, e, como muitos comparam Roma com Paris, grande erro, pois não há comparações, são completamente diferentes, cada uma possui a sua própria beleza. 
    Esse ano resolvi que não deixaria ele me enrolar novamente!! Vamos para Itália!! Quando? Agora em Maio e sem desculpas!! Vamos conhecer Roma, Florença, San Giminiano, Siena, Pisa, Veneza de trem. Seria a nossa primeira viagem à várias cidades sozinhos sem agência, sem pacote. Olha, pensei que fosse ser mais complicado...
   Comecei a preparar o roteiro em Fevereiro desse ano, mas já havia guardado muitas informações nos favoritos, alguns sites bem legais e com várias informações, principalmente com ajuda de outros blogs e de amigas viajantes, conseguimos aproveitar bem com pouco tempo de viagem!!! Férias é uma palavra inexistente na minha vida, a não ser que 8 dias possam ser chamados assim, mas dessa vez conseguimos 12 dias!!! Férias?? Quando bem aproveitadas até podem ser consideradas como tal!!
    Antes de qualquer coisa, definimos por onde começar e retornar, depois compramos as passagens, Rio-Roma e Veneza-Rio, faço uma observação nessa parte, não faria da mesma forma em uma próxima vez... Escolhi chegar por Roma e retornar por Veneza, teria sido mais tranquilo se fosse o oposto, porque com a bagagem de chegada leve seria mais fácil transitar em Veneza, agora sendo no final, comprinhas e souvernirs faz tudo ficar mais complicado. Isso é claro que depende de cada um, mas depois do cansaço do final de viagem pegar o Alilaguna (Barco-Táxi, 16 euros/pessoa e 1 hora até o aeroporto), até seria tranquilo se não fosse a "pranchinha de navio pirata" para o embarque com malas pesadas e o balanço das águas precisando daquele equilíbrio magnifíco e ao chegar no aeroporto S. Marco ainda caminhar 7 km empurrando o carrinho com as malas, para nós não foi a melhor opção. Enquanto que em Roma, um táxi até o aeroporto custaria no máximo uns 50 euros e faria tudo ser mais light... adoro uma pequena mordomia quando viajo!!
   Compramos as passagens e definimos quantos dias ficaríamos em cada cidade, escolhemos os hotéis com preços accessíveis e boa localização (achei tudo mais caro do que na França) e partir deles fazer o roteiro detalhado, bom esse era o meu pensamento, mas depois esclareço melhor isso. Os hotéis foram dicas de amigas que já tinham viajado, detalhe importante na hora da escolha...
   Em Roma ficaríamos 4 noites, queria ficar no centro histórico, de preferência bem perto da Fontana de Trevi, mas os hotéis eram muito caros nessa área, reservei na Piazza dela Rottonda, mas não estava satisfeita com o valor das diárias, continuei procurarando todos os dias até mesmo há uma semana da viagem pelo booking.com, com a minha perseverança e um pouco de sorte, encontrei um hotel na esquina da Fontana e com preço bem interessante, Hotel Accademia, excelente localização, café da manhã que parecia um almoço e os quartos grandes e novos.
    Em Florença ficaríamos 3 noites para podermos conhecer Siena, San Giminiano e Pisa, dessa vez foi mais fácil conseguimos uma promoção e ficamos em um hotel perto da estação ferroviária, Hotel Boccacio, quarto bom e café manhã razoável, mas quanto a localização, foi interessante sob o ponto de vista da chegada e saída pela estação, mas talvez na próxima optaria por um hotel mais próximo ao centro histórico.
    Em Veneza ficaríamos também 3 noites, escolhemos ficar perto da Piazza San Marco, como sendo a nossa primeira vez na cidade seria o ideal ficar perto do centro do turismo, mesmo sendo mais cara essa região. Não imaginava como tudo era tão perto e pensei que hospedar próximo a Ponte Rialto dificultaria nossa caminhada e a noite ter dificuldades quanto a restaurantes, estava completamente enganada, tudo é muito perto e talvez tivesse sido melhor perto da ponte. Escolhemos o Hotel Campiello, bem próximo da Piazza e da Ponte del Sospiri, quarto e café da manhã bons, a localização é claro excelente!
   A viagem foi curta merecia mais dias para conhecer outras cidades da bela Toscana, como Lucca, Assis, que além de Veneza, foram as que me deixaram com aquela vontade de retornar mais uma vez a Itália. 
    Roma é uma cidade bela, como muitos dizem um museu a céu aberto, mas não é o tipo de cidade apaixonante, não fez meu coração bater forte nem tão pouco me emocionou como esperei acontecer, alguns locais amei e outros nem tanto, adorei caminhar pelas ruelas do centro histórico, fiquei apaixonada pela Fontana de Trevi, impressionada com o Forum Romano, encantada com a Fontana Dei Quattro Fiumi na Piazza Navona, assustada com o Vaticano por causa da quantidade de pessoas e emocionada com a Capela Sixtina.
 
   
   Foto do site do Vaticano, sem chance de qualquer foto própria, nem celular ligado a segurança permite, são até grosseiros com os turistas que pensam em desobedecer... por um momento pensei em deixar a camera ligada e tentar uma fotinho, mas achei melhor respeitar do que passar a vergonha de ser chamada a atenção em alto e bom som, eles gritam mesmo!!!
   Gritar, engraçado que li muito sobre isso, italianos não falam gritam!! Certo eles são bem falantes, tom de voz acima do normal, mas também não foi tanto assim, foram simpáticos e agradáveis principalmente quando falavamos que eramos brasileiros. Na verdade acho que italianos são brasileiros europeus!!

3 comentários:

  1. Glorinha,
    Adorei sua definição: "italianos são brasileiros europeus"! É bem isso mesmo!!! hahaha
    Como vc bem sabe, Roma tbm não me encantou, apesar de ser uma bela cidade, mas Veneza...ah, Veneza!!! Que sonho! Que lugar fantástico! Gosto da localização perto da Praça San Marco para poder ouvir até tarde a disputa de orquestras do Florian e do Quadri.
    Firenze é uma graça, mas acho mesmo que a Toscana merece uma volta com mais calma, quem sabe só a ela?
    beijo gde

    ResponderExcluir
  2. Glorinha,
    Adorei as dicas!!

    Tive que rir da "África" que foi a chegada em Veneza!

    Estou lendo aqui e a lá na Karlinha. Se eu for em abril, vou precisar de todas as dicas, não estava preparada...
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de deixar um alerta aos desavisados que estão indo para Itália em breve. Acabei de voltar da Itália. Essa foi na verdade nossa segunda viagem a Itália. Desembarcamos em Roma e subimos de carro até Milão. Passamos por Firenze , Veneza, Brescia, Como e finalmente Milão. Fomos muito mal atendidos em todos os restaurantes que fomos em Roma. Em 80% dos restaurantes de todas as cidades, com exceção de Brescia, precisamos reclamar da conta porque SEMPRE era cobrado "acidentalmente" um prato a mais ou uma ou duas Coca-Cola a mais (que custa 4 euros). O pior da viagem: fomos roubados. Quebraram o vidro do carro que tínhamos alugado, roubaram tudo que havíamos deixado no carro, GPS, sacola com roupas que meu marido comprou etc, e pasmem foi no estacionamento do Hotel Cardinal St Peter em Roma, onde estávamos hospedados. Fizemos boletim de ocorrência e o delegado disse que registrava esse tipo de ocorrência todos os dias, referente a este hotel. O hotel não arcou com nenhuma despesa, cobrou a estadia normalmente e ainda tivemos que pagar 450 euros do vidro para Hertz. Não bastando isso, tentaram roubar minha bolsa no metro de Milão, sorte que meu marido consegui impedir. Só decepção !!!! FIQUEM ATENTOS

    ResponderExcluir