Talvez muitas pessoas não considerem o Musée National du Moyen Age ou Musèe Cluny como ponto turístico, afinal são tantos, que muitas vezes falta tempo para todos, mas conhecer um museu da Idade Média bem no centro da cidade e ver as magníficas tapeçarias da "Dama e o Unicórnio", nem que seja perder uma horinha do tempo tão precioso, vale muito!!
Essa foto é em homenagem ao maridão!
O Museu foi construído no século XV sobre as ruínas das Termas Galo-Romanas, instalado no Hotel Cluny, mansão em estilo gótico, antiga residência dos abades na área externa possui um Jardim medieval, chamado de Jardim Celeste.
No pátio interno, entrada para a visitação, relógio solar na fachada de uma das torres principais.
O museu possui muitos artefatos medievais interessantíssimos, incluindo esculturas, tapeçarias, manuscritos, peças de marfim e madeira, móveis antigos, algumas das esculturas góticas da Notre Dame, Saint Denis e de outras igrejas roubadas durante a Revolução Francesa.
Fiquei encantada com a fascinante coleção de tapeçarias da época medieval, século XV, "A Dama e o Unicórnio" (La dame à la Licorne), tecidas em Flandres, em estilo "mille-fleurs" (mil flores), com lã e seda, considerada uma das maiores obras de arte da Idade Média na Europa.
Impactante a visão da escuridão e ao entrar na sala o deslumbre com as tapeçarias. Lindas!!
São seis tapeçarias representando os cinco sentidos: paladar, audição, visão, olfato, tato, e a com a descrição "A Mon Désir seul" ("meu único desejo"),
significando para alguns o amor ou a compreensão.
significando para alguns o amor ou a compreensão.
O portão de saída do museu apresenta uma característica interessante na sua fechadura.
Place Paul Painlevé 6
5e arrondissement
Nenhum comentário:
Postar um comentário