sábado

Mont Saint Michel

     
   Já faz algum tempo que tinha uma curiosidade e um desejo grande de conhecer o Mont Saint Michel, a maioria dos amigos falavam ser lindo, interessante e tudo mais que um lugar medieval poderia ser, é claro para quem gosta!  
  Cada vez que resolvia conhecer algum fato ocorria e deixávamos para a próxima vez, mas nesse ano não passava e resolvemos que iriamos com sol ou com chuva, só não imaginei que poderia ser com neve, dois dias antes do nosso passeio, ocorreu uma nevasca e o Mont aparecia na TV todo branquinho, oh céus como vai ser?? 
    Já tinhamos resolvido ir de trem até Rennes e de lá pegar o onibus até a ilhota e ficarmos no Hotel Mount Blanc, mas depois do noticiário, achamos melhor ir de excursão com a Cytirama, não é a forma que mais gostamos de viajar e conhecer os locais, mas seria mais prudente e tranquilo. 
   Foi excelente o passeio, guia super simpática e educada, conhecemos um casal de brasileiros do nordeste que fez a viagem se tornar até engraçada e divertida, afinal foram 4:30 de onibus, mas não temos o que nos queixar, a não ser pelo famoso e tradicional omelete a La Mere Poulard, que realmente foi terrível, parecia mais um suflê cremoso do que um omelete, mas gosto não se discute, talvez seja gosto de outros, de qualquer forma teria provado independente do que outras pessoas falassem, afinal quando estamos viajando, é sempre gostoso experimentar o prato típico do lugar e a bebida também, nesse caso a Cidra, diferente da nossa mas gostosinha...
   Demoramos mais do que o normal, porque foi preciso mudar a rota em decorrencia da estrada estar escorregadia por causa da neve nos dias anteriores, já comecei a tremer não de frio, mais de medo só de imaginar o frio que iria passar naquele lugar tão alto... 
   Ao chegarmos fomos logo almoçar e depois subiriamos o monte para conhecer a abadia beneditina em homenagem a São Miguel. Tempo nublado, vento frio, mas nada de neve, meu santo é forte, rezei muito!! Mas quando chegamos no pé do monte, surpresa, um solzinho meio envergonhado resolveu aparecer só para minha foto ficar mais bonitinha e para o meu alívio não congelar de tanto frio!!


    O Mont-Saint-Michel fica entre a Normandia e a Bretanha,  um monte que se torna uma ilhota na maré cheia, ao redor da abadia beneditina se instalou uma "vila" medieval em estilo gótico do século XVI, consideradao Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1979.



Hotel e restaurante Mère Poulard, considerado como Alta gastronomia (cozinha normanda e bretã) suas paredes são autografadas por artistas famosos como Ernest Hemingway com loja de souvernirs em frente para deleite de todos!!


   A subida para a Abadia é ingreme em espiral com inúmeros degraus, o mesmo caminho que outrora era feito pelos peregrinos, o cansaço é recompensado pela visão do interior e de toda a baía.
    Poderá escolher subir pela Grand Rue, onde se encontram os hotéis,  restaurantes e lojinhas de souvenirs ou se aventurar pela  ruela estreita, uma passagem tão estreita que é necessário atravessá-la de lado, mas foi divertido, na descida viemos pela rua principal.




   
    Um dos lugares mais bonitos da abadia, o Claustro, faz parte do conjunto arquitetonico conhecido como " A Maravilha" (considerado o coração da badia),  pela perfeição da sua arquitetura, um magnífico jardim cercado por colunas de mármore e arcos góticos, com uma visão bela da torre principal onde se encontra São Miguel, local ideal para meditação e oração como era feito pelos monges na época.






 

     Na Grande Rue a igreja paroquial medieval de St-Pierre.


    Hotel Mount Blanc, o hotel que tinhamos escolhido para passar uma noite , fica para uma próxima vez, localização excelente com preço acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário