quarta-feira

San Gimignano

   Ao longe avista-se no alto de uma colina uma cidade medieval com algumas torres altas em direção ao céu azul, importante na idade média por ser passagem obrigatória dos peregrinos até Roma. A torres em número de 72 significavam poder e riqueza do vilarejo, atualmente somente 14 permancem mas marcam da mesma forma o estilo medieval e diferenciado dessa cidade na bela Toscana atraindo turistas do mundo inteiro.


   Ao passar pelo portão principal Portal de San Giovanni a visão é de um filme medieval, seguimos pela Via San Giovanni, rua estreita e longa, com várias lojinhas de artesanato da região, cerâmicas, produtos alimentícios com o "javali" sempre presente, restaurantes, cafés, gelaterias até atravessarmos o portal e chegarmos a parte central.

 
 

   Primeiro vemos a Piazza della Cisterna, no centro um poço que antigamente era usado como abastecimento de água, rodeada pelas torres gêmeas, Torres del Diavolo e degli Ardinghelli e vários restaurantes e a esquerda a Gelateria Dell Piazza, considerada uma das melhores do mundo, vejam a fila na porta da lojinha tão pequena...
 


   Atravessando outro portal de pedra estamos na Piazza del Duomo, onde encontra-se o Duomo de San Gimignano (La Collegiata), Palazzo Comunale ou Palazzo del Popolo (museu cívico) e entrada para a subida ao topo da Torre Grossa (a maior das torres com visão panorâmica belíssima da cidade), em frente ao Duomo a Torre Rognosa (mais antiga) e o museu de arte sacra. 

 
  
  Caminhando para parte de trás da Piazza Duomo, temos a Piazza delle Erbe e La Rocca (ruínas da fortaleza do séc. XIV) e caminhando na direção oposta até a Via delle Fonti, a Fonti Medievali do séc. IX.

   Fiquei apaixonada pela cidade, nosso tempo foi curto, deixamos de ver locais muito interessantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário