Após conhecer a cidade do Cairo, fomos de avião a Luxor, já tinha escutado tantas coisas horríveis da viagem de trem, dessa vez, achei por bem um pouco mais de conforto e pernoitamos no Meridien e no dia seguinte embarcamos no Cruzeiro pelo Nilo, para conhecermos os templos.
Instalados no barco mas antes de iniciar o cruzeiro, conhecemos a famosa e antiga capital do Egito Antigo, a cidade de Tebas, hoje a cidade Luxor.
Tebas antiga era dividida em duas partes pelo Rio Nilo: a Leste de Tebas, a cidade dos vivos, onde se encontravam os palácios reais, os templos de culto (Luxor e Karnak), os mercados e a Oeste de Tebas, a cidade dos mortos (a necrópole de Tebas).
Hoje a leste, encontramos a parte urbana de Luxor, uma cidade pequena, que vive do turismo, com hotéis modernos e luxuosos, restaurantes, o mercado, lojas de presentes, aeroporto, estação de comboio, os ancoradouros de cruzeiros, os templos famosos do Karnak e de Luxor. A oeste encontamos os locais de monumentos como: o Vale dos Reis, o Vale das Rainhas, o Vale dos Nobres e outros.
Templo de Luxor
Templo de Karnak
Os templos do Karnak em Luxor são uns dos maiores templos em todo o mundo. É um complexo religioso único que contem um conjunto de templos dedicados à Tríade de Tebas: Amon, Nut e Khonso.
No final da tarde retornamos ao barco para almoçar. Os barcos ficam ancorados um ao lado do outro, é preciso atravessar por eles até chegarmos ao nosso.
No dia seguinte, acordamos de madrugada e seguimos em comboio até a Necrópole de Tebas, ao Vale dos Reis, visitar as tumbas dos principais faraós, dentre elas a de Tutankamon (suas relíquias encontram-se no Museu do Cairo), o sol estava nascendo quando chegamos na entrada da visitação.
Depois ao Vale das Rainhas, Templo de Hatseptsut, é um dos mais belos templos do Egito. Foi construído para ser um templo funerário ou comemorativo para a rainha Hatshepsut que foi uma das grandes rainhas da História Egípcia.
Templo de Hatseptsut
Última visita antes de voltarmos a Luxor, Colosso de Memnon com as duas estátuas de Amenófiles II (ou Amehontep III), que seriam os guardiões do que foi de um dos maiores templos funerários para um faraó. Foi completamente destruído pelas inúmeras inundações do Nilo.
Colosso de Memnon
Término do segundo dia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário