Passear em Montmartre é puro charme, um dos meus locais preferidos, duas atmosféras bem diferentes e antagônicas, o ar românticos da parte antiga com as ruas e praças e a parte da diversão na Praça Pigalle com o famoso Moulin Rouge.
Como sou romântica por esseência admiro a beleza da ruas e praças antigas, então meu foco na visita foi essa parte adorável de Paris descendo no Metro Anvers, na boulevard de Rochechouart, subindo a rua em frente (Rue de Steinkerque) chegando diretamente na Praça aos pés da Sacre-Coeur, escolhendo a subida pelo funiculare ou pela escadaria e de lá descendo pelas ruas e conhecendo o bairro do 18 ème.
Ao chegar no alto, no Parvis du Sacré Coeur, admire a bela vista da cidade e da própria Sacre-Coeur com sua escadaria sempre movimentada, com os artistas de rua que promovem um cenário de abertura teatral para os demais artistas de rua do bairro.
Após a visita na Sacre-Coeur, infelizmente sem possibilidades de fotos, proibida até mesmo sem flash, fomos a Place Jean Marais, visitar a Igreja de Saint Pierre de Montmatre (monastério beneditino - século XII).
Saindo da igreja você estará quase em frente a Place du Tertre, se encante com os belos quadros cada um com a sua peculiaridade sobre Paris e aproveite e realize um sonho de se tornar modelo famosa trazendo na mala um retrato seu por um artista de bom gosto, olhe e observe todos antes de se decidir...
Bom, não resisti e fiz um, procurei entre todos um que tivesse afinidade no olhar e é claro com o custo nem tão alto, sempre tive a curiosidade de ver como ficaria, gostei, a artista disse que me viu assim...
Para o almoço existem vários restaurantes ao redor da praça, recomendo dois: Chez Eugene e La Mèr Catherine.
Caminhamos em direção as ruas olhando as inúmeras lojinhas, com posters, quadros e souvernirs, alguns com preço bem mais em conta do que outros locais turísticos.
Seguimos pela rue Norvins até a rue des Saules, admirando as ruazinhas lindas... até o Au Lapin Agile e passando pela a Maison Rose.
A Maison Rose hoje um restaurante pequeno e aconchegante, ficou conhecido após uma pintura de Maurice Utrillo, "La Petite Maison Rose" que com esse trabalho o tornou famoso.
Au Lapin Agille, cabaret famoso da época da Belle Époque que mantem inalterado até hoje a sua aparência bucólica. Ficou conhecido com esse nome por causa da pintura do letreiro feita pelo caricaturista Andre Gill, "um coelho pulando para dentro de uma panela".
Era o cabaret favorito de Picasso, onde uma das suas telas pintadas "Au Lapin Agile" (1905) retratava as noites boemias do local. Retrata ele mesmo vestido de arlequim e ao fundo tocando violão Pére Frède dono do cabaret.
No outro lado a rua os vinhedos de Clos Montmatre, com uma festa anual após a colheita que ocorre na segunda semana de outubro.
Voltando e descendo pela Rue L’Abreuvoir até a Rue Girardon, no final da rua a direita a Place Dalida, em homenagem a famosa cantora egípcia.
Seguindo a Rue Girardon onde na sequencia a esquerda a Place Marcel Aimè onde se encontra a escultura "Le Pass -Muraille", retratado em uma estátua pelo artista Jean Maraisé, é um conto de Marcel Ayme publicado em 1943, representa "um excelente homem chamado Dutilleul que tinha o dom singular de passar através das paredes, sem ser incomodado."
Retornando a Rue Girardon continuar até o cruzamento a Rue Lepic a direita, o lindo Moulin de La Galette (83, Rue Girardon).
Quase em frente ao moinho, do outro lado da rua, seguimos pela Rue d’Orchampt, logo a direita a casa que foi da cantora Dalida.
Seguindo a rua até o final e dobrando a direita, na Rue Ravignan, Place Emile Goudeau,famosa graças ao Bateau Lavoir, um prédio que no início do século XX foi moradia e atelier de Picasso, Brancusi, Modigliani e tantos outros. Este imóvel pegou fogo em 1970 mas no seu lugar existe uma vitrine que conta a história do Bateau e de seus ilustres hóspedes.
Descendo pela Rue Ravignan até o final na Rue des Abbesses, dobrando a direita até chegar no 15, Rue Lepic, onde fica o Café Deux Moulins, a barseerie-café que se tornou famosa depois de ser o local de algumas cenas do filme Fabuloso Destino Amélie Poulain.
Voltando pela Rue Lepic até a Rue Abbesses, encontramos a Igreja Saint Jean-de-Montmartre, de tijolo com características de design Art Nouveau, valorizando as estruturas de concreto armado.
Bem em frente, a Place Abesses, um dos últimos metro em art-noveau e "Le mur des je t'aime" (Muro Eu Te Amo), dedicado ao amor e escrito em diferentes idiomas.
Caso esteja cansado de tanto caminhar poderá pegar o metro e descer no metro Pigale, bem perto do Moullin Rouge ou seguir pela rue Houdon até a Boulevard Clichy, passar no museu do erotismo e chegar até o Moullin Rouge Place Pigalle com os sexshops variados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário