quarta-feira

Montmartre

      Passear em Montmartre é puro charme, um dos meus locais preferidos, duas atmosféras bem diferentes e antagônicas, o ar românticos da parte antiga com as ruas e praças e a parte da diversão na Praça Pigalle com o famoso Moulin Rouge.

    Como sou romântica por esseência admiro a beleza da ruas e praças antigas, então meu foco na visita foi essa parte adorável de Paris descendo no Metro Anvers,  na boulevard de Rochechouart, subindo a rua em frente (Rue de Steinkerque) chegando diretamente na Praça aos pés da Sacre-Coeur, escolhendo a subida pelo funiculare ou pela escadaria e de lá descendo pelas ruas e conhecendo o bairro do 18 ème.


       Ao chegar no alto, no Parvis du Sacré Coeur, admire a bela vista da cidade e da própria Sacre-Coeur com sua escadaria sempre movimentada, com os artistas de rua que promovem um cenário de abertura teatral para os demais artistas de rua do bairro.


     Após a visita na Sacre-Coeur, infelizmente sem possibilidades de fotos, proibida até mesmo sem flash, fomos a Place Jean Marais, visitar a Igreja de Saint Pierre de Montmatre (monastério beneditino - século XII).


    Saindo da igreja você estará quase em frente a Place du Tertre, se encante com os belos quadros cada um com a sua peculiaridade sobre Paris e aproveite e realize um sonho de se tornar modelo famosa trazendo na mala um retrato seu por um artista de bom gosto, olhe e observe todos antes de se decidir...


      Bom, não resisti e fiz um, procurei entre todos um que tivesse afinidade no olhar e é claro com o custo nem tão alto, sempre tive a curiosidade de ver como ficaria, gostei, a artista disse que me viu assim...


       Depois de me tornar modelo por uma hora, fomos conhecer as ruas ao redor da Praça du Tertre e comer um crepe, recomendo dois locais bem distintos: Creperie Croq-minute (Rue Du Mont Cenis nº 7) e  Au Pichet du Tertre que você acompanha de pertinho como eles fazem o crepe além de aumentar o apetite com o aroma do mesmo...

   
    Para o almoço existem vários restaurantes ao redor da praça, recomendo dois: Chez Eugene e La Mèr Catherine.


     
Caminhamos em direção as ruas  olhando as inúmeras lojinhas,  com posters, quadros e souvernirs, alguns com preço bem mais em conta do que outros locais turísticos.


    As escadarias de Montmatre são especiais e tantas vezes retratadas pelas fotos do artista Brassai merecem umas fotos de lembrança.


   Seguimos pela rue Norvins até a rue des Saules, admirando as ruazinhas lindas... até  o Au Lapin Agile e passando pela a Maison Rose.

 A Maison Rose hoje um restaurante pequeno e aconchegante, ficou conhecido após uma pintura de Maurice Utrillo,  "La Petite Maison Rose" que com esse trabalho o tornou famoso.


   Au Lapin Agille, cabaret famoso da época da Belle Époque que mantem inalterado até hoje a sua aparência bucólica. Ficou conhecido com esse nome por causa da pintura do letreiro feita pelo caricaturista Andre Gill, "um coelho pulando para dentro de uma panela". 

 Era o cabaret favorito de Picasso, onde uma das suas telas pintadas "Au Lapin Agile" (1905) retratava as noites boemias do local. Retrata ele mesmo vestido de arlequim e ao fundo tocando violão Pére Frède dono do cabaret.

 No outro lado a rua os vinhedos de Clos Montmatre, com uma festa anual após a colheita que ocorre na segunda semana de outubro.





   Voltando e descendo pela Rue L’Abreuvoir até a Rue Girardon, no final da rua a direita a Place Dalida, em homenagem a famosa cantora egípcia.


      Seguindo a Rue Girardon onde na sequencia a esquerda a Place Marcel Aimè onde se encontra a escultura "Le Pass -Muraille", retratado em uma estátua pelo artista Jean Maraisé, é um conto de Marcel Ayme publicado em 1943, representa "um  excelente homem chamado Dutilleul que tinha o dom singular de passar através das paredes, sem ser incomodado."  
   
   Retornando a Rue Girardon continuar até o cruzamento a Rue Lepic a direita, o lindo Moulin de La Galette (83, Rue Girardon).

     Na verdade Moulin de La Galette hoje um restaurante agradável, foi que restou do moinho antigo, onde fabricava-se um pequeno pão de centeio (galette) que era vendido com um copo de leite, anos mais tarde substituiram o leite por vinho, criaram um salão de dança e do moinho de vento um cabaré, chamado Moulin de La Galette. Era local de encontro dos pintores impressionistas do Val d'Oise, Pissarro, Monet, Renoir, Sisley, Utrillo pintaram o moinho em inúmeros quadros, dentre eles um dos mais famosos "Le bal du moulin de la galette" de Renoir.

  
 Quase em frente ao moinho, do outro lado da rua, seguimos pela  Rue d’Orchampt, logo a direita a casa que foi da cantora Dalida.


    Seguindo a rua até o final e dobrando a direita,  na Rue Ravignan,  Place Emile Goudeau,famosa graças ao Bateau Lavoir, um prédio que no início do século XX foi moradia e atelier de Picasso, Brancusi, Modigliani e tantos outros. Este imóvel pegou fogo em 1970 mas no seu lugar existe uma vitrine que conta a história do Bateau e de seus ilustres hóspedes.


    Descendo pela Rue Ravignan até o final na Rue des Abbesses, dobrando a direita até chegar no 15, Rue Lepic, onde fica o Café Deux Moulins, a barseerie-café que se tornou famosa depois de ser o local de algumas cenas do filme Fabuloso Destino Amélie Poulain.



Voltando pela Rue Lepic até a Rue Abbesses, encontramos a Igreja Saint Jean-de-Montmartre, de tijolo com características de design Art Nouveau, valorizando  as estruturas de concreto armado.
   

    Bem em frente, a Place Abesses, um dos últimos metro em art-noveau e  "Le mur des je t'aime" (Muro Eu Te Amo), dedicado ao amor e escrito em diferentes idiomas.


  Caso esteja cansado de tanto caminhar poderá pegar o metro e descer no metro Pigale, bem perto do Moullin Rouge ou seguir pela rue Houdon até a Boulevard Clichy, passar no museu do erotismo e chegar até o Moullin Rouge Place Pigalle com os sexshops variados...

(foto:  Lena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário