O Museu Jacquemart-André não é um dos pontos turísticos mais famosos da Boulevard Haussmann que chama mais atenção com suas lojas de departamentos, Printemps e Galeries Lafayette, mas caminhar em Paris nos faz descobrir a cada quarteirão um lugar diferente, lindo e interessante.
A antiga abadia, Abbaye Royale de Chaali, foi transformada em um castelo no século XVIII, quando se tornou a casa do banqueiro e rico colecionador de arte Édouard André e sua esposa Nélie Jacquemart-André, seu acervo pessoal foi deixado para o Instituto da França após sua morte e transformado em museu.
Logo na entrada nos deparamos com o salão de chá do museu, considerado um dos mais belos salões de chá de Paris, onde outrora era local destinado a sala de jantar da mansão, paredes com tapeçarias belgas e teto todo trabalhado, fiquei a imaginar como teria sido na época...
Durante a visita tivemos o prazer de admirar os diversos salões decorados de forma sofisticada com pinturas e obras de arte que vão desde do renascimento ao século XVIII.
Obras de arte do renascimento italiano (Francesco Laurana, Donatello, Luca della Robbia e outros), pinturas italianas (Mantegna, Bellini, Uccello, Botticelli), francesas (Boucher, Fragonard), holandesas (Rembrandt, Van Dyck) e inglesas (Reynolds, Hoppner).
Além das obras maravilhosas e dos salões, o Jardim de Inverno foi um dos pontos magníficos e mais admiráveis em toda a mansão, o espaço não é grande mas a beleza suplanta qualquer coisa. Fiquei sentada no banquinho por um bom tempo admirando a obra de arte do arquiteto Henri Parent, olhar a clarabóia de vidro transparente que iluminava de forma precisa o piso, paredes e escadaria revestidos de mármore, peças de arte clássicas, o jardim tudo na mais perfeita harmonia e beleza.
Considerei uma ótima visita e excelente oportunidade conhecer esse museu e retornaria com prazer.
Musée Jacquemart-André Museu Jacquemart-André
158, bd Haussmann , 75008 Paris
Metro: Miromesnil
Metro: Miromesnil
Adorei conhecer um local que ainda não fui em Paris! Certamente estará na minha lista da próxima vez!
ResponderExcluirbeijos
Karla, é um belo lugar, vc vai gostar com certeza!!
ResponderExcluirAinda não conheço o Museu Jacquemart-André.
ResponderExcluirImponente!!! E que salões!!
Mas pelo que vi, vale a pena!
Bjs