sábado

Marché Noël - Strasbourg

   Difícil dizer qualquer coisa sobre a feira de natal de Strasbourg, considerada a capital de Noel. A mais antiga e tradicional de todas as feiras natalinas da região da Alsacia, com início em meados do século XV, ao redor da Catedral, hoje por toda a parte histórica da cidade é considerada a mais bonita, famosa, maior e mais visitadas de todas feiras da região.

    
    A Alsácia é uma região rica em tradições, que fazem parte da sua história, o Natal na Alsácia, é rico em elementos típicos usados até os dias de hoje, como a “Coroa do Advento” com as quatro velas que simboliza o pré-natal, o nascimento do Cristo, símbolo da esperança e luz.
   A cidade toda é enfeitada com árvores de natal, enfeites belíssimos nas casas (decoradas pelos próprios moradores), lojas e ruas, gastronomia diversa, eventos como na área de patinação no gelo na Praça da Catedral. 


  As barracas estão organizadas ao redor das várias praças da cidade, enfeitadas de forma graciosa e alegre. É a verdadeira magia do natal invadindo as ruas da cidade, aquela sensação gostosa de quando éramos crianças e esperávamos Papai Noel deixar nosso presente na árvore  de natal, aquele tão esperado presente escrito na carta ao bom velhinho...

  
   Encontra-se desde uma lembrancinha até mesmo um bom presente, roupas, luvas, chapéus divertidos, brinquedos de madeira, bichinhos de pelúcia, lindos enfeites para árvore de natal e para enfeitar casa, não só natalinos, mas velas decoradas, esculturas em madeira,  viveiros, estatuetas, artesanato de todos os tipos.

 
      
   A deliciosa gastronomia com produtos regionais, tais como pães com especiarias, doces e queijos. Em comemoração ao dia Saint Nicolas, o brioche chamado de “Männele” considerado o símbolo dessa data. Não esquecendo o delicioso vin chaud, para esquentar um pouquinho o frio da época.


     A cidade inteira respira Natal, ruas, restaurantes, lojas enfim é realmente Cidade de Noel.  

     Uma festa para os olhos...


http://www.noel.strasbourg.eu/ 

Um comentário:

  1. Que legal, Glorinha, irei, se Deus quiser, em Maio... não verei o Marché Noël.
    Mas com seu relato e fotos, até dá para "sentir" o que deve ser: lindo!!
    Bjs

    ResponderExcluir