segunda-feira

Caminhando pelo Quartier Latin

Quartier Latin compreende o 5º e o 6º arrondissements, considero o meu lugar em Paris,  desde a primeira vez, quando a minha primeira visão da cidade foi a Fontaine de Saint Michel, tive a sensação de estar em casa, aquela sensação de que aquele lugar foi feito para você morar, ficar, curtir ou simplemente passear...

Bairro considerado turístico e caro, na parte do 6º ème, observa-se que é um local mais sofisticado, mas quando atravessamos a Boulevard Saint Michel e iniciamos o 5º ème, uma área mais estundantil, com uma concentração grande de jovens e artistas, boêmia, descontraida, os preços se tornam mais acessíveis, encontrei hotéis 3 estrelas com bons preços e no meu caso, quando viajo procuro uma boa localização, com fácil acesso ao Metro, perto de restaurantes, mercados e esse bairro encontra-se de tudo um pouco, além de estar bem perto de pontos turísticos maravilhosos, ao mesmo tempo se perder pela ruazinhas com prédios antigos que poderíamos morar com grande estilo. Tem muitas lojas de roupas, de bolsas e calçados, livros antigos, restaurantes bons e baratos, enfim, o que você quiser para ter uma excelente estadia em Paris.

Ficamos no Hotel Clunny Square, ótima localização e com bom preço, Boulevard Saint Michel esquina com a Boulevard Saint Germain, café da manhã nem tanto, mas em Paris é assim mesmo, uma boa opção é o café da manhã na Brioche Doree em frente ao hotel ou atrás no Mac Donald's, ainda tem um Starbucks pertinho para um café no final da tarde!!

Enquanto aguardávamos o chek-in do hotel, na nossa primeira visita a cidade, resolvemos caminhar um pouco e fomos em direção ao Rio Senna, foi uma surpresa prazerosa quando descobrirmos o quão perto estávamos da Notre-Dame, que era um dos nossos maiores desejos conhecer. Ve-la ali tão perto, bem de frente dos meus olhos, não teve como segurar a emoção, ainda me lembro a imagem e a sensação de estar em Paris pela primeira vez...

Caminhamos até o Parvais da Notre Dame, fiquei olhando aquele monumento todo na minha frente, parecia um sonho bom, daqueles que você não deseja nunca acordar, na verdade foi uma grande conquista, um sonho realizado...

Depois de conhecermos todo o interior da Catedral, retornamos para fazer o check-in no hotel e continuar nossa caminhada pelos arredores.

Bem em frente ao nosso hotel, Musèe du Mon Agèe - Thermes et Hôtel de Clunny,  museu Nacional da Idade Média, com a tapeçaria maravilhosa da "Dama e o Unicórnio".

Em direção ao 6º ème, resolvemos tomar café na charmosa Place de La Sobornne, movimentada com muitos turistas e jovens.

O melhor modo de conhecer a cidade é caminhando, sempre descobrimos lugares interessantes a cada esquina, principalmente pela bela arquitetura,  caminho com olhar no alto, completamente apaixonada pelos prédios antigos, adoraria que o Rio fosse assim também, talvez um dia consiga morar aqui, afinal sonhar não custa nada...

Um pouco mais a frente a Place de Saint Germain des Près e Place Satre-Beauvoir, com os famosos Café Le Deux Margot e Café de Flore, ambos na Boulevard Saint Germain e Igreja de Saint Germain des Près.

Seguimos pela Boulevard Saint Germain, passamos pelo Marchè Saint Germain, estilo shopping com várias lojas até chegarmos a Place  Saint Sulpice.

Na Place Saint Sulpice bem em frente a igreja de mesmo nome,  que tem como destaque a bela "Fontaine des Quatre Points Cardinaux". Fonte dos Quatro Pontos Cardinais, de Louis Visconti (1844), mostra quatro religiosos  (Bossuet, Fénelon, Fléchier, Massillon) nos pontos cardinais da bússola.

Saint Sulpice é considerada a segunda maior igreja de Paris, mas só ficou famosa depois da publicação e da filmagem do "Código da Vinci".

No seu interior, encontramos um "gnomon" construído em 1727, para ajudar na determinação dos equinócios. Domingo de Páscoa é celebrado após a lua cheia depois do equinócio da primavera.