domingo

Rue du Chat-qui-Pêche


    Rua pitoresca que mantem ainda o padrão das ruelas antigas antes da era Haussman,  da época de 1540, que vai do Quai Saint Michel a Rue de La Huchette, no 5° arrondissement de Paris, Quartier Latin. Considerada uma das ruas mais estreitas da cidade com 1,80m de largura e 29m de comprimento.
   Seu nome, a "Rua do Gato que Pesca",  tem relação com uma lenda entre um padre-alquimista e seu gato preto que retirava do Rio Sena os peixes com uma só patada, as pessoas na época achavam que eles eram o diabo.

www.parisavant.com

sábado

Pontes em Paris

  Em 2008 quando fazia meu primeiro roteiro para Paris, encontrei esse mapa estilizado com as pontes, na época não tive tempo de fazer esse trajeto e hoje olhando nos meus arquivos achei e resolvi postar aqui, poderá ser útil para alguém...


Mapa dos pontes

1 _ Pont d'Austerlitz
2 _ Pont Henri IV
3 _ Pont de la Tournelle
4 _ Pont Saint Louis
5 _ Pont de l'Archevéché
6 _ Pont au Double
7 _ Petit Pont
8 _ Pont St Michel
9 _ Pont Neuf
10_ Passerelle des Arts
11_ Pont du Carroussel
12_ Pont Royal
13_ Pont de la Concorde
14_ Pont Alexandre III<
15_ Pont des Invalides
16_ Pont de l'Alma
18_ Pont d'Iéna
19_ Pont de Bir-Hakeim
20_ Pont de Grenelle

domingo

Bocca della Veritá

   Ainda lembro quando vi uma cena do filme a "Princesa e o Plebeu" e em outro que retratava a mesma cena em "Por Amor" que fiquei curiosa e surgiu uma vontade em especial de ver de perto a famosa "Bocca della Veritá", além do que sou uma romântica por natureza e adoro esse tipo de filme, queria conferir de pertinho a lendária escultura.


   Na idade Média era usada como "oráculo" para infidelidade conjugal, o marido levava a esposa suspeita de traição e fazia ela colocar a mão dentro da boca e caso ela fosse infiel ficava sem a mão.
  A escultura está na entrada da igreja Santa Maria em Comesdin em frente a Piazza della Bocca della Veritá e o Templo de Vesta.


   Tivemos a sorte de chegar no horário próximo ao almoço e a fila para entrar ainda estava pequena, mas quando saimos a fila estava enorme...


   Depois de colocar a minha mãozinha na boca e sair feliz passamos pela igreja, bem simples e pequena.