Siena, cidade medieval toda em estilo gótico na Toscana, sede de comuna italiana, segunda em importância depois de Firenze, tendo com esta uma grande rivalidade histórica e artística.
Ao entrarmos na cidade nos deparamos com a Piazza de San Francesco e Basílica di San Francesco, achei interessante saber que sua planta original tem a forma de uma cruz egípcia.
Passamos pelo portal da cidade em direção ao centro, conhecemos a Piazza Salimbeni, com o Palazzo Salimbene, sede de um dos mais antigo bancos, de Monte dei Paschi di Siena, fundado em 1472.
A praça principal, Piazza Del Campo, em forma de meia-lua diferente das praças convencionais tem uma beleza diferenciada.
Nela se encontram o Palazzo Pubblico (prefeitura) com a Torre Del Mangia, os seu 500 degraus levam a uma visão bela da cidade e ao fundo os campos de Chianti, em sua base, a Capela da Piazza. Do outro lado a Fonte Gaia de Jacopo della Quercia.
A Piazza Del Campo torna-se no verão palco para famosa corrida de cavalos que ocorre apenas duas vezes no ano, 02 de Julho e 16 de Agosto, o " Palio di Siena", festa medieval, onde dez cavalos são sorteados para representar as 17 paróquias da cidade, eles são benzidos no Duomo e seguem em cortejo até a praça com tambores e homens segurando de forma orgulhosa seus estandartes representando as famílias locais.
As ruas ao redor da Praça formam um verdadeiro labirinto medieval, mas todas levam até a praça principal.
Caminhar pelas ruelas estreitas temos a sensação de estar vivenciando aquela época...
Outra parte central, a Piazza Del Duomo, em estilo gótico-românico, o Duomo di Siena, uma maravilha de arquitetura, na fachada principal de Giovani Pisano, afresco da Ressucitação de Cristo.
O interior da basílica chama atenção pelas colunas em mámore bicolor, branco e preto que são as cores do brasão de Siena e na tradição heráldica significa os opostos. O chão é decorado com painés demorou dois séculos para ser finalizado.
Pulpito Octagonal, de mámore Carrara, esculpido por Nicola Pasano, considerado sua obra-prima retrata passagens da vida de Cristo e do Julgamento Final.
Outra igreja importante na cidade, Basílica de San Domenico, construída em homenagem a padroeira da cidade, nela encontram-se as relíquias de Santa Catarina.
Casa de Santa Catarina
Uma deliciosa especialidade da cidade que remonta o século XII, Panforte de Siena, um tipo de doce com frutas, mel, amêndoas e especiarias. Contam que foi inventado de forma acidental quando uma noviça no mosteiro de Montecellesi para aproveitar as sobras de frutas secas e amendoas, misturou com mel e especiarias, colocou em folhas de hostia e assou, deixando no ar o aroma agrádavel. Atualmente existem tipos diferentes de Panforte, como o Nero, de massa escura e apimentada, o qual foi a minha escolha para experimentar essa maravilha.