segunda-feira

Aix en Provence

   Aix en Provence, localizada no sul da França, a 30 km ao norte de Marselha, na região conhecida como Provence-Alpes-Côte d'Azur. Foi a capital da Provence no século XV, rodeada pela Montanha de Sainte Victoire, seu nome foi originado das inúmeras fontes romanas descobertas durante a fundação da cidade, estilo provençal mas permanecendo ainda o ar pitoresco italiano, com as praças e as fontes.
   
  Uma cidade pequena mas com grande estilo, encantadora com as mansões, fontes, arquitetura rica, ruas estreitas e sombreadas pelas inúmeras árvores, cidade dos grandes escritores e pintores, como, Guigou, Stendhal, Mistral, Zola e Cézanne. Muitas vezes conhecida como a cidade de Cézanne e ilustrada em suas inúmeras pinturas, como a famosa tela, Monte de Sainte Victoire e considerada a melhor cidade da França em qualidade de vida.


   








   Cours Mirabeau é  a avenida principal da cidade que a divide em duas partes: a nova (Quartier Mazarin) e a antiga (Ville Comtale), com suas ruas irregulares e mansões dos séculos XVI-XVII. O início da avenida é representado pela bela Place de La Rotonde e Fonte La Rotonde erguida em 1860 com as suas 3 estátuas no alto que significam: Justiça,Agricultura e as Bellas Artes.

Trem Turístico
Fonte La Rotonde











   Cours Mirabeau tem uma visão linda como um "túnel formado de árvores", fontes, e os prédios do século XVI, muitas lojas e cafés. O mais famoso café é Les Deux Garçons, que presenciou durante a sua história, encontro entre os famosos e ilustres artistas como Paul Cézanne, Émile Zola, Hernest Hemighway e Albert Camus.

Cours Mirabeau
Les Deux Garçons
  Através da Passage Agard chega-se ao Vieux Marchè e a parte antiga da cidade e começamos a ver história a céu aberto...
Galeria da Passage Agard

Fonatine D'eau-Café La Belle Epoque
Place des Augustins

Place Hôtel de Ville
Hôtel de Ville










Fontaine Quatre Dauphins

ontaine Du Roi René




   Outras fontes lindas para serem admiradas...






 Não deixe de visitar:

- Atelier Cezanne (Avenue Paul Cezanne, 09)
- Sítios de Cezanne
- Museu Granet (Place Saint-Jean de Malte) - reúne as 9 telas de Cezanne em Aix-en-Provence 
- Catedral Saint Sauveur
- Pedreira de BiBêmus, no monte Sainte Victoire, retratada por Cezanne.
- Cafés Famosos: Le Grillon, The Boys II, La Belle Epoque e o Le Café du Cours.

http://www.aixenprovencetourism.com/popup/uk-carte-animee-popup.php

http://www.aixenprovencetourism.com/pdf/2012-plan-aixCV.pdf
 

Vieux Marchè - Aix en Provence

    Como não poderia faltar, afinal esse blog está parecendo mais dicas de gastronomia do que de viagem, mas qual seria a forma mais fácil de exemplificar os produtos artesanais de uma região? Na minha opinião é vivenciar o dia a dia da cidade, e nada melhor do que passear na feira.

    Marché Vieux de Aix, às 3ª, 5ª e Sábados, atravessando a Passage Agard e caminhando até Place Verdum, a feira se estende até a Place des Prècheurse e  a Place do Hotel de Ville. 
     
    Encontra-se de tudo um pouco, desde artesanato, antiguidades, roupas, jóias em prata, comidas, especiarias, queijos, produtos frescos.




Como chegar á Aix en Provence?

  Partindo de Paris, na Gare de Lyon, TGV em 3:30 min chega a Gare Central de Aix, com o mesmo tiket troca-se de trem ao chegar na Gare TGV e em 10 minutos no centro da cidade. Poderá também pegar um táxi em média 35 euros, caso chegue com malas e cansado.

 Na Gare de Lyon, encontra-se o famoso restaurante Le Train Bleu (1890) hoje considerado monumento nacional.
Gare de Lyon
Restaurante Le Train Bleu


Gare TGV Aix en Prvence

domingo

Rouen - Feira de Guloseimas

   Basta falar em feira qualquer tipo que seja que fico logo interessada, desde as mais comuns, básicas do dia a dia como também as de artesanato ou as mais incrementadas como as de Natal. 

  Recebi como presente as fotos da feira de domingo de Rouen de uma grande amiga que esteve passeando por lá há umas duas semanas atrás e não resiti postar aqui, afinal para quem gosta seria um ótimo dia para visitar a cidade e ainda fazer comprinhas e se deliciar com as degustações de macarrons e docinhos.


Leila, querida amiga, espero que goste!!
Obrigada pela sua lembrança!!!
Afinal nós adoramos feiras!!!

segunda-feira

Passeio de Barco em Paris

   Passear pelo Sena seja caminhando ou quer seja de barco, certamente é a Paris romântica. Caminhar de mãos dadas, mesmo que seja no inverno, com aquele friozinho e ventinho cortante, são imprescindíveis para que minha viagem se torne completa.
   Existem várias empresas que realizam o passeio de barco pelo Sena, algumas mais baratas outras mais caras, mas todas realizam o mesmo percursso de 1:15 min. Escolhi a Vedettes du Point Neuf apenas por comodidade, a mais próxima do Quartier Latin, acredito que o melhor horário para passear seja no final de tarde, quando no retorno podemos ver as luzes acendendo e ter outra visão da cidade.


Nov 2009
Nov 2008

    Outra forma de passear pelo Sena, Batobus, difere do anterior, pelas paradas em vários pontos turísticos, total de 08, com o mesmo ticket poderá utilizá-lo em todas as paradas, conhecendo cada local e retornando ao barco até a próxima parada. O ticket vale para um dia, cinco ou sete, valores de acordo com o número de dias de escolha e o tempo entre um barco e outro em média 30 minutos, dependendo da época do ano.