quinta-feira

Gostosuras ou Travessuras


      Cidade dos sonhos de todo chocólatra, a cada esquina uma lojinha de chocolate com as formas mais variadas, desde os mais chiques, embalados em caixinhas tão lindas ou mais que o conteúdo, variedades de sabores, cores, enfeites e modelitos até divertidos, fashion...

 
 (Fotos: Lucinha Marinzek)

(Fotos: Madame Sucrèe)

       Quando consegui entrar numa loja em que pudesse ver de perto as delicias dos Deuses, para minha sorte era a lojinha que a Sucrèe já tinha comentado e fornecido a diquinha básica, na Praça de Burg.
    Afinal visitar qualquer cidade no sábado, tem que se ter muita paciencia, e, precisei ter porque o pedido da minha filhota não cabia num pergaminho...
   
 (Foto Madame Sucrèe)

      Entrei, olhei e não sabia nem o que comprar, eram tantos, fiquei observando a atendente servir a um grupo de senhoras que se deliciavam em experimentar as mais diversas amostras oferecidas numa tábua de madeira bem grande e bem sortida e depois cada uma escolhia qual faria parte de uma linda caixinha em estilo antigo. Quando vi a caixinha pensei, é essa que vou levar!! Grande deveria caber várias barrinhas !!  Agradaria a filhota e ainda ganharia de presente a caixinha, afinal adoro caixas, caixinhas, ainda mais em estilo antigo!!

(Foto Madame Sucrèe)
      Agora qual escolher, dúvida cruel, e, foi assim que me tornei o centro das atenções da loja...

     A atendente com um sorriso ofereceu a degustação e disse que poderia experimentar cada tipo e depois  escolher qual colocar na caixa, não sabia como dizer, mas não gosto de chocolate, dificilmente como e somente os amargos. Foi então, que uma das senhoras compreendeu o que disse ao meu marido e me olhou como se eu fosse uma criminosa, como voce não gosta de chocolate!! Olhei para todos e disse é, bem, não gosto muito, é para a minha filha não sei bem o que escolher, fiquei desconcertada, mas foi bom, elas me ajudarm na escolha e a chocólatra de plantão de casa adorou cada um deles...

     Um detalhe importante, prestem atenção na atendende quando ela for colocar o chocolate na caixa ou em sacos plásticos, veja se realmente foi a sua escolha, pois já li comentários, que costumam colocar sem que voce perceba outros e de pior qualidade ao que voce experimentou.

   (Foto Madame Sucrèe)
   
     Agora na hora de almoçar, vale a pena experimentar um prato típico da cidade, Moules Frites, Mariscos servidos com batatas fritas, e, é claro como sobremesa não podemos esquecer dos waffles. 

     
    Outra "gostosura" típica na cidade são as batatas fritas com molho de maionese ou de Ketchup servidas em potinhos de plásticos ou em cones, nem perguntem o nome, porque não conseguiria falar ou mesmo escrever, são  exageradas, ótimas para fazer um lanche rápido e matar a fome enquanto queimamos as calorias caminhando pela cidade. Não achem estranho mas em cada esquina que passei, tinha sempre alguém lanchando as batatas, fiquei curiosa e lá fui experimentar na Praça de Market, surpresa total, Helman's??!!


    Mais uma gostorura que conheci nas andanças, Stroopwafle, um biscoito de wafle recheado com caramelo, ótimo para saborear com uma xícara de café ou chá, quentinho é mais gostoso ainda, coloque em cima da xícara e deixe ficar morninho... hummm... muito bom!!

(Fotos: Madame Sucrèe)

 Você encontra em saquinhos com 10 ou em latinhas.


    Vale uma visita no Museu da Renda, gostosura de visão ou mesmo nas diversas lojinhas que brigam lado a lado com as de chocolate,são as famosas rendas adornadas pelas mãos das rendeiras locais.

La dentelle de Bruges

     Ainda tem muito mais coisinhas gostosas para se ver ou degustar, vale uma investida nessa cidade e se possível façam um pernoite e vejam a cidade iluminada.

sábado

Les Catacombes

 

   Era a nossa primeira viagem à Paris, nosso último final de semana, na sexta-feira acordamos certos de visitar o Castelo de Vesailles, mas o tempo em Novembro além de frio é chuvoso, pois é, o que fazer num dia assim?? Visitar um museu?? Não!! Visitar as Catacumbas de Paris, nada mais associativo do que dia chuvoso e filme terror... 
   
  Na minha opinião não seria uma das melhores escolhas, mas o que não se faz para agradar o maridão??!!  Na verdade foi uma visita muito curiosa e interessante...
   
   Quando se chega ao local, pode-se comprar um ticket para conhecer sozinho ou uma visita guiada, talvez fosse melhor, mas queria mesmo visitar logo e ainda ter uma chance de ir ao castelo. 
    
   Descemos por uma escadaria longa de pedras, no subterrâneo da cidade, logo no início se tem toda a explicação do local: 
   
    A origem das Catacumbas ou "Ossário Municipal", remota do século XVII, uma antiga mina de cálcario que receberia os ossos do Cemitério dos Inocentes (Forum Les Halles), que tinha se tornado fonte de infeccção para os residentes locais. Após benção e consagração do local em 1786 e sempre acompanhados de uma cerimônia guiada por sarcedotes, foram transferindo os ossos para este local até 1814.

   Vamos então conhecer... 
   
    Lugar sombrio, úmido, sinistro, lembra filme de terror, caminhos sinuosos, um verdadeiro labirinto, e, ao mesmo tempo longos com galerias, no início até tranquilo, até chegarmos a uma placa com " Avenue Montisouris", minha tradução na hora foi avenida dos monstros, entramos por uma avenida escura, estreita, comprida, ainda me perguntei o que estou fazendo aqui?? Sempre brinquei que nos filmes de terror as pessoas sempre procuravam o que não devia... Escutei vozes, um casal com passos apressados passaram por nós, não sei se senti um alívio ou se fiquei mais ainda preocupada, meu Deus, como sou medrosa!!! Enquanto isso meu marido sorria e ainda brincava tentando me amedrontar, nem precisava!!!

  Caminhamos por um bom tempo até chegarmos ao local do ossário, essa parte foi a mais tranquila, lembrou minha época de estudo, inúmeros ossos amontoados de uma foma até arquitetônica, bem interessante, continuamos, alguns locais fechados para visitação, outros com explicações, outros com uma iluminação melhor, conseguimos algumas fotos, sem flash, proibido, uma pena...
   
   No final um local mais iluminado uma galeira ampla com uma escada no final, já imaginei, vou ter que subir muitos degraus, mas que surpresa agradável, um lance e já estávamos na saída. Antes de sair o rapaz da portaria solicitou que abrisse a bolsa, nos disse ocorrer furtos de ossos que os visitantes tentam levar como souvenirs, pode?? Na última foto algumas das peças que ele encontrou com os visitantes.

   A visita foi bem divertida, para quem gosta de coisas sinistras será um local interessante.
 
Catacombes de Paris
1, avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy (place Denfert-Rochereau) 75014 Paris
Métro et RER B : Denfert-Rochereau
Bus : 38, 68


Passage des Panoramas



      Normalmente quando procuramos pontos turísticos em Paris, temos uma lista de lugares interessantes para conhecer, mas poucas são as informações sobre as famosas Passagens, lugares tão históricos quanto os demais a serem vistos, diria que são imperdíveis!!
      Esta passagem, ou galeria coberta, é a mais antigas dentre todas, inaugurada em 1799, construída sobre o antigo jardim do Hôtel de Montmorency. A idéia era ter um local coberto para fazer compras e passear sem que as pessoas se sujassem, visto que na época não havia calçadas nem esgoto.
    Alcançou seu apogeu durante a instalação do Théâtre des Variétés (Teatro de Variedades) em 1807. Atores, dramartugos, críticos literários e jornalistas que frequentavam o teatro, após o espetáculo se encontravam no Café des Variétés, ambientado no mesmo espaço.
    Na atualidade mantém a suas características da época e sua localização privilegiada na área dos Grands Boulevards, em frente a outra famosa galeria, a Passage Juffroy.

    Foi considerada Monumento Histórico em 07 de julho de 1974.


Passagem Panoramas - 11 Boulevard Montmartre / 10 rue Saint-Marc, 2e.
Métro Grands Boulevards
Bus : 20, 39, 48, 67, 74, et 85
http://www.passagedespanoramas.fr/

Château de Vincennes


    O Château foi construído no século XIV, perto do bosque de Vincennes, para ser o abrigo de férias da realeza. 
    Durante a Guerra de Cem Anos, transformou-se em fortaleza, por causa das suas torres altas e localização estratégica.
    Após a mudança dos reis para o Château de Versailles, Vincennes perdeu seu glamour, depois foi transformado em prisão e atualmente ocupado pelas Forças Armadas.
   Não há comparação com Versailles, mas é uma visita rápida e interessante sob ponto de vista histórico. Ver o local da prisão de importantes nomes da história como o rei Carlos IX, Marques de Sade, Mirabeau e Diderot, foi bem interessante.
  Fácil e rápido de chegar, Metro Linha M1 parar na estação Château de Vincennes, na própria estação já encontra fatos históricos interessantes e a poucos metros da entrada do Castelo.

Mais detalhes:
http://www.chateau-vincennes.fr/index.php